quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O poder da música

Hoje quando entrei no ônibus rumo ao Bairro nacional-Porto velho, sentei na  4° cadeira, atraz do motorista,de maneira que uma diagonal se formava entre nós dois.  Dai comecei a observar como ele tratava as pessoas, depois de algum tempo notei que ele  vinha contato uma história,então tirei o fone de ouvido para ouvir o final do "Causo" dele.
Ele falava rindo que uma mulher havia perguntando mais cedo para ele porque ele estava correndo tanto,dai ele alegremente respondeu:
-É que eu ainda  não almocei e já são 4hs.Então ela riu e lhe deu razão. Aquele motorista começou a virar o centro de minha atenção, a cada km alcançado ele contava sempre uma piada,sempre dava boa tarde a todos que saiam do busu  desejando  Feliz natal...Enfim...
Quando estavamos próximos ao nosso destino,ele explicou como virou uma pessoa tão calma.Ele relatou que quando tinha 17 anos ouviu uma música do Renato Russo no rádio que falava "é preciso amar, as pessoas como se não houvesse o amanhã" Então ele se pôs a pensar na letra e tomou a decisão de que levaria aquela frase como filosofia de vida.E continuou a fala:
-Não é porque tenho que passar o dia inteiro fazendo viagens para este bairro, que por motivos que não preciso levantar em questão ,tem por sua vez uma  estrada ruim  e que ainda por cima, o ônibus não ajuda em nada, para que a viagem  seja melhor, que tenho o direito de tratar os outros mau, da mesma forma que estou cansado,estressado, com sede e fome eles também na maioria estão com os mesmo ou maiores problemas.
Interessante ouvir ele, porque no momento que entrei no ônibus,estava com a cabeça muito confusa e muito estressada que nem ao menos lembrei de minha filosofia de vida.Gosto de lergião e adimiro quem gosta do som deles,mas eu acho que nunca conheci alguém que entedesse profundamente o que Renato queria dizer. Aquele motorista a qual não sei o nome, me fez entender qual um dos sentindos da música existir. Ele ouviu apenas uma frase e usou-a como filosofia de vida, e não usou-a apenas porque a mesma era bonita e poetica, mas usou a frase porque a musica tocou ele, e ele entendeu o real sentido dela. Não que seja este o significado, mas a forma com que ele entendeu.
Estou aqui agora tentando entender "NE ME QUITTE PAS" será que levarei como filosofia de vida????
Se me acho tão amante da música porque nao tentar entender ao menos uma canção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário